Vietnam - Vai para a Conchinchina!

Isto soa como uma ofensa para você? Pois se você pensa assim está enganado. Conchinchina é como é chamada a região ao sul do Vietnã e que tem como capital a cidade de Ho Chi Min, ainda chamada de Saigon por seus habitantes. Ir para a Conchinchina não é um castigo, mas pelo contrario uma agradável surpresa!

Ho Chi Min é uma cidade vibrante e moderna, com um trânsito caótico, mas com um charme especial que só as cidades asiáticas têm! Atravessar uma avenida já e uma experiência e exige treinamento e um pouco de coragem. Milhares de motocicletas e carros passando constantemente sem respeitar faixa de segurança ou sinaleiras. O jeito é atravessar na diagonal, sem medo e sem parar! Uma pequena aventura!

Para quem gosta de grandes shoppings centers Ho chi Min tem! Teatro, programas culturais? Também. Quer saber mais sobre as marcas que a guerra do Vietnam deixou na cidade? Visite as cavernas de Cu Chi onde se podem visitar parte dos 100 km de tuneis subterrâneos utilizados durante a guerra para se esconder do inimigo. Mas o Vietnam tem mais do que isto para oferecer!

Da Nang na região central do país vem despontando como um destino completo com entretenimento, beleza natural e belos resorts com valor bastante acessível. Junte- se a isto uma cidade tombada como patrimônio cultural pela Unesco - Hoi An - e já s ete a fórmula das férias perfeitas. Hoi An é um vilarejo a 30 min de Danang que preserva as características de quando era um importante porto comercial do séc. XV. Faça com que sua estadia em Hoi An coincida com a festa da lua cheia e esteja preparado para uma experiência quase mágica. De acordo com a cultura local, na lua cheia devemos fazer pedidos que serão atendidos pelos entes queridos que já se foram e para isto lanternas com velas são colocadas no rio queimando os pedidos de toda pequena população da cidade. O centro histórico que a noite já ganha a iluminação das lanternas de rua, ganha a luz das lanternas que iluminam as margens do rio. Uma boa oportunidade de sentar nas mesas colocadas à noite na beira do rio e provar as comidinhas de rua como o típico Cao Lau, um prato com noodles que só tem em Hoi An.

Mais ao norte do país, Halong Bay já vale por si só uma visita ao país. Eleita uma das 7 maravilhas da natureza do mundo moderno, Halong Bay parece uma paisagem de outro mundo, com pequenas montanhas verdes que emergem do mar calmo. Existem opções de resorts na costa, mas a melhor maneira de conhecer a região é em um cruzeiro de uma noite em um navio para seletos 40 passageiros, com direito a boa comida e paisagens maravilhosas.

Com paisagens surpreendentes o Vietnam ainda é uma pérola a ser descoberta pelos brasileiros que vale uma visita mesmo que combinado com outro país asiático. Existem opções de roteiros prontos de diversos tamanhos e para vários tipos de bolso que são a melhor maneira de conhecer o local, já que não é fácil aventurar-se sozinho em um país com uma cultura tão diferente da nossa e onde a comunicação é complicada. Certifique-se de que tem a ajuda de um profissional que conhece bem o lugar na hora de escolher o seu e boa viagem!

Aidê Stürmer Jones
Paralelo 30 Viagens e Turismo