ENTRE CÂNIONS E CACHOEIRAS - OS CAMPOS DE CIMA DA SERRA

Com vontade de estar em meio à natureza depois deste inverno entre quatro paredes? Respirar ar puro, sentir o verde da vegetação, quem sabe fazer alguma atividade, como uma trilha ou cavalgada? Se esta é a sua praia (ou serra neste caso) pode incluir na sua lista uma visita aos Campos de Cima da Serra. Esta região se estende até a divisa com Santa Catarina, tem altitudes de até 1200m e reúne cidades como São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, entre outras. Campos e serra como o nome diz, onde ainda podemos admirar as belas Araucárias, espécie em extinção desde 2016. A região tem possibilidades de atividades de Ecoturismo, como trilhas, cachoeiras; Turismo Aventura, para quem quer se arriscar em um rapel , rafting, travessia de cânions e também de Turismo Rural, com fazendas que oferecem programas de um dia incluindo almoços campeiros e passeios a cavalo.


Separei aqui três dicas para um final de semana cheio de natureza e belas paisagens em família ou com amigos, para repor as energias dos adultos e colocar as crianças em contato com a natureza no Dia das Crianças que está chegando!






  • PARQUE DAS CASCATAS











    Em Lajeado Grande, fica o Parque das Cascatas, uma área com riachos, montanhas e campo e muitas quedas d’agua para um delicioso banho de cachoeira em aguas cristalinas. As trilhas, para todos os públicos e idades, levam a cenários, como campos, taperas e lagos, com paisagens de tirar o folego. O parque tem restaurante, piscina e parquinho para crianças e é possível somente passar o dia ou acampar. No camping, a área para as barracas é ao lado de um belo riacho e a noite, o céu estrelado, sem iluminação da cidade é um espetáculo a parte! Para quem não curte uma barraca e colchonete, tem a opção das cabanas, com quarto e ate cozinha.





  • GLAMPING











    Já ouviu falar de glamping? Um tipo de acomodação inspirado nos lodges de selva da África do Sul. As acomodações “lembram” barracas, mas só lembram mesmo, pois por dentro tem todo o conforto de uma acomodação de luxo, com aquecimento, cama confortável e banheiro com chuveiro quentinho. O legal disto tudo é que a vista é maravilhosa, como se você estivesse acordando e saindo de sua barraca no camping, no meio da natureza, mas com todo o conforto. Dois lugares que oferecem este tipo de acomodação, são o Tedesco Eco Park, localizado também na região de Lajeado Grande em São Francisco de Paula e o Parador Casa da Montanha, localizado em Cambará do Sul. Os dois com propostas e vistas diferentes, mas ambas fantásticas são por si só um programa para um final de semana a dois ou em família.




  • APARADOS DA SERRA








    Localizado na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, o Parque Nacional Aparados da Serra, o parque tem 63 km de perímetro. O relevo da região é bastante peculiar, com paredões verticais de até 700m de altura, onde terminam os campos, como se tivessem sido “aparados” por uma faca. Era assim que os tropeiros chamavam estes cânions que hoje são uma atração imperdível da natureza aqui no nosso estado. A melhor forma de conhecer o parque é fazendo uma trilha que pode ser leve ou mais intensa, dependendo da condição física ou disposição. Para quem quer somente apreciar a vista, tem uma trilha leve que chega até a encosta de onde da para se ver até o mar! Para os mais radicais tem opções de descer a encosta até o interior dos cânions. É recomendado estar acompanhado de um guia ou ter informações da administração do parque, pois dependendo das condições climáticas, a visibilidade pode ser difícil e é fácil se perder. Uma opção de acomodação confortável na região é o Cambará Eco Resort, as margens de um belo lago e no caminho do Parque Aparados da Serra é uma das poucas opções de hotel na região e conta com uma estrutura ecologicamente sustentável.




  • Seja qual for o seu estilo, passeio de um dia ou final de semana, com a família ou amigos, acampar sob o céu estrelado ou em grande estilo, ou até mesmo em um hotel confortável, o importante é que se bateu a vontade de se reconectar com a natureza, a hora é agora! Bom passeio!
    Aidê Stürmer
    Paralelo 30 Viagens e Turismo
    Aidê Stürmer