Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Blog

BIOMAS BRASILEIROS - Várias maneiras de conhecer o CERRADO

Aide Stürmer
Escrito por Aide Stürmer em dezembro 4, 2021
BIOMAS BRASILEIROS - Várias maneiras de conhecer o CERRADO
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Biomas Brasileiros – Cerrado

Conhecer o Brasil virou tendencia este ano, vamos aproveitar para saber mais o que o nosso país tem a oferecer?
O Cerrado brasileiro ganhou em 2021 uma posição na Lista dos Melhores destinos do Mundo da National Geografic, feita pela avaliação de viajantes. A maior savana da América do Sul, abrange oito estados do Brasil central Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Distrito Federal.


Apesar de apresentar uma fauna extremamente rica e variada, alguns animais acabaram se tornando a cara do Cerrado como o lobo-Guará, do tamanduá-bandeira e da onça Pintada.


As três maiores bacias hidrográficas do continente encontram suas nascentes nesta área: Bacias Amazônica, do São Francisco e do Prata, o que favorece a sua biodiversidade.


O destaque são as Chapadas, rios de água cristalina, vegetação baixa e grande diversidade de vegetação e animais. É um destino completo que reúne natureza, história e cultura, para ser descoberto em várias viagens!

Venha conhecer mais sobre os Biomas Brasileiros, começando pelo Cerrado


O que é cerrado? –O Cerrado é um bioma brasileiro. Isso significa que as cidades e estados que pertencem à região possuem clima, vegetação, solo e altitude iguais ou bastante semelhantes. É o segundo maior ecossistema do Brasil, perdendo apenas para o amazônico. Cerrado significa “fechado” em espanhol, característica da vegetação densa de arbustos e gramíneas, com árvores baixas e tortuosas. No Brasil, esse Bioma está presente em quase todo o estado de Goiás, Tocantins e Maranhão. Mas, também atinge parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, região central de São Paulo, região oeste da Bahia e do Piauí.


Qual o clima do cerrado? – São duas estações predominantes, o inverno seco entre maio e setembro e o verão chuvoso de outubro a abril. Característica semelhante a savana africana, dai o apelido de savana brasileira. O clima é quente e quase sem ventos, a media anual fica entre 21°C e 27°C, podendo chegar ate 40°C e mínimas de 10°C.


O que visitar no cerrado -Um bioma com tanta diversidade atrai vários tipos de turista. Os mais aventureiros, aqueles que gostam de ecoturismo e quem não abre mão do conforto. Além das belezas naturais o Cerrado também tem muita história para contar através da cultura do povo.


Para colocar na sua lista de próximas viagens:

Trip – viagem

CHAPADA DOS VEADEIROS– Localizada em Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem trilhas, cachoeiras cânions e muitos animais típicos desta região. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d’agua, rochas , além de paisagens de rara beleza. Foi Declarado Patrimônio Mundial Natural da UNESCO em 2001. As caminhadas e banhos de cachoeira são as principais atividades do Parque , as trilhas são percorridas através de antigas rotas utilizadas pelos garimpeiros.


SERRA DA CANASTRA – O Parque Nacional da Serra da Canastra está localizado no sudoeste de Minas Gerais. Os animais são uma das maiores atrações reunindo várias espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o veado-campeiro, que podem ser vistos com relativa facilidade.


O relevo acidentado e a vegetação rasteira produzem uma paisagem única, com grandes vistas panorâmicas e muitas cachoeiras com altura acima dos 100 metros. O parque protege a nascente do Rio São Francisco o curso d’água que brota no imenso chapadão. Foi às margens dele que no século 18 surgiu o garimpo de ouro que deu origem à histórica vila de Desemboque, marco de toda a ocupação do Brasil Central.


O produto típico mais importante da região é o queijo Canastra, artesanal produzido há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo da Serra da Estrela, de Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. 


JALAPÃO – Natureza em estado puro, o Parque Estadual do Jalapão é um convite ao turismo de aventura com estradas de terra e areia , o parque é entrecortado por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, cachoeiras, e nascentes de água cristalina. Muitas dessas nascentes são chamadas de fervedouros, por causa do borbulhar constante que torna impossível o banhista afundar. O parque também é rico em dunas de areias alaranjadas, serras e chapadões de onde se pode avistar a paisagem com vegetação rasteira. É possível viajar durante dias pelo parque avistando somente animais típicos da região como lobos-guarás, emas, raposas, gambás, papagaios, araras muitos outros animais que compõem a fauna típica local. Pode-se praticar trilha, canoagem, mergulho e outros esportes radicais. O Jalapão é um convite a contemplação e a grandes aventuras. As comidas são preparadas no fogão à lenha os rituais são seguidos à risca. Além disso, os artesãos transformam o capim dourado em peças dignas de exposição. 


CHAPADA DOS GUIMARÃES – O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso, tem sítios arqueológicos, nascentes, cachoeiras paredões. Sua natureza é tão diversa que se pode passar uma vida inteira o explorando, mas  também é possível visitá-lo em dois dias. A paisagem mais conhecida do parque é a Cachoeira Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó, forma como o nome já diz um imenso véu descendo por um paredão. Mais atrativo dos Biomas Brasileiros – Cerrado


SERRA DA BODOQUENA – O Parque Nacional da Serra da Bodoquena possui como cenário de fundo uma formação de montanhas de rochas que a difere das demais montanhas da região. O parque ainda possui áreas compostas campos alagados, cerrados, floresta estacional e o maior trecho de Mata Atlântica do estado de Mato Grosso. Colonizada há mais de um século, esta Serra se manteve na sua maioria bem conservada, um exemplo da biodiversidade do cerrado e pantanal. A principal cidade turística da região, Bonito, é uma referência de ecoturismo no país. Qualquer viagem para Bonito será sempre marcada pelo contato intenso e diário com a natureza, melhor impossível. Com atividades para todas as idades a única coisa que não se faz em Bonito é ficar parado. Rios de água cristalina, cachoeiras, grutas, trilhas e muitas emoções. Foi também um dos primeiros destinos de ecoturismo a ganhar o selo de turismo seguro no Brasil para a retomada das atividades na pandemia.

Este foi oumdos Biomas Brasileiros, Cerrado, quer saber mais?

Acesse nosso site e descubra os roteiros que preparamos!

Aidê Stürmer

Paralelo 30 Viagens e Turismo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

One Reply to “BIOMAS BRASILEIROS – Várias maneiras de conhecer o CERRADO”

10 tendências para viagens em 2021 - Blog A bordo com Aidê

[…] Nacionais […]