Experimentar os sabores dos destinos que visitamos é uma maneira de conhecer também os hábitos e cultura do local. Através dos pratos típicos, podemos saber sobre a história do lugar, sobre a influência de outras culturas e etnias, sobre o clima e até sobre a geografia que muitas vezes é determinante para a seleção do que será cultivado naquela terra. Entenderam por que a gastronomia é uma divertida maneira de aprender quando viajamos?
Separei 10 pratos típicos, de diferentes regiões do Brasil, para vocês incluir no roteiro da sua próxima viagem!
1 – PATO NO TUCUPI – PARÁ
Prato típico mais conhecido no Pará, que homenageia reis, imperadores, amigos e visitas ilustres. É o prato típico da Festa do Círio de Nazaré, quando toda Belém do Pará celebra os milagres da Senhora de Nazaré. O pato é cozido no tucupi, herança indígena, feito da mandioca ralada. É um dos pratos mais requintados da culinária brasileira!
2 – TAMBAQUI MOQUEADO – AMAZONAS
Quem visita a Amazonia, tem que marcar encontro para conhecer este morador ilustre. O tambaqui é peixe com costela muito saboroso, que é preparado de maneira bem simples: na grelha, com a pele voltada para baixo para que a gordura não se desprenda. As “costelinhas” são espinhas largas e longas que nos levam a usar as mãos para melhor saboreá-las.
2 – TAMBAQUI MOQUEADO – MARANHÃO
Prato emblemático do Maranhão, reúne influencias dos povos mais importantes para a formação do estado: o negro, o índio, o árabe e o português. Como um único prato pode contar tanta história e ser uma volta ao mundo! A base do prato, a vinagreira, é de origem africana, o caruru, erva indígena, o gergelim árabe e o modo de preparo português. O Cafofinho da Tia Dica em São Luis no centro histórico de São Luis é um dos lugares recomendados para comer o autentico arroz de cuxá.
4 – BAIÃO DE DOIS – CEARÁ
Prato de origem humilde, preparado com sobras de feijão e arroz. Ainda hoje é preparado desta forma, com muito feijão e pouco arroz, misturado com leite de coco e cheiro verde. Prato típico da Tenda do Cumbe em Canoa Quebrada, é servido na maioria dos restaurantes no Nordeste.
5 – BOLO DE ROLO – PERNAMBUCO
Bem trabalhoso de ser feito, é um bolo de camadas finas de massa, tipo um rocambole, intercaladas com recheio de goiabada. Para servir são cortadas fatias finas.
6 – ARACARAJÉ – BAHIA
Petisco que não poderia ficar de fora desta lista. Só de pronunciar o nome Acarajé, já somos transportados para a Bahia e as ruas de Salvador. Acarajé, do nagô “acará” (bolinho) e “jé” (comer) de origem africana, feito com azeite de dendê e camarões, é um dos pratos mais emblemáticos de Salvador. Comida de rituais, levada para as ruas por baianas no passado, faz parte do dia a dia dos baianos de qualquer nível social.
7 – CALDO DE PIRANHA – PANTANAL
Uma refeição típica no Pantaneira não pode deixar de incluir peixes, preparados de várias maneiras. Apesar do nome assustador, a piranha é um dos peixes mais saborosos dos nossos rios. Os pantaneiros garantem que elas só atacam se ficarem retidas em águas paradas, mas é bom não arriscar e experimentá-las somente depois de cozidas. O caldo é uma das formas mais tradicionais de prepará-las na região do Pantanal.
8 – LEITÃO A PURURUCA – MINAS GERAIS
Um dos clássicos da cozinha mineira, faz sucesso em todo país. É servido com arroz, couve, farofa e batata assada. Para prepará-lo o porco fica 12 oras marinando em um tempero com sal, alho e limão. Depois disto é levado ao forno onde forma-se a pururuca, uma crosta que envolve a carne.
9 – FEIJOADA CARIOCA – RIO DE JANEIRO
Diz-se que a feijoada tem suas origens nas senzalas, feita com os restos de carne desprezadas pelos senhores. ´Sabe-se, no entanto, que os portugueses já apreciavam a feijoadas, principalmente os habitantes das regiões mais montanhosas, porém não utilizavam o feijão preto. No Rio de Janeiro, o feijão viru estrela e pode muito bem ter sido introduzido por uma escrava na cozinha de sua senhora, que na hora do aperto não encontrou o feijá branco. A feijoada carioca é conhecida em todo mundo como brasileira, é o nosso prato nacional, especialmente se acompanhado de uma caipirinha.
10 – CUSCUZ A PAULISTA – SÃO PAULO
Nem só de negócios e edifícios vive São Paulo! Dentre os sabores mais conhecidos da região está o Cuscuz paulista, herança dos índios, pela farinha de milho, mas também dos bandeirantes, pelo farnel. Chegou aos dias de hoje sofisticado pela apresentação, mas também rustico e delicioso na sua essência.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.