Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Blog

Conheça Portugal Através dos Sabores

Aide Stürmer
Escrito por Aide Stürmer em agosto 12, 2022
Conheça Portugal Através dos Sabores
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma viagem por Portugal não está completa sem incluir no roteiro algumas experiências gastronômicas. O pais valoriza tanto a culinária que elege anualmente as suas 7 maravilhas gastronômicas.

Separamos algumas experiências que não podem faltar em sua próxima viagem:

DOCES CONVENTUAIS

Os doces conventuais eram feitos pelas freiras dos conventos portugueses. As claras dos ovos eram usadas para engomar a roupa e sobravam as gemas. Por esta razão os doces típicos portugueses levam muitas gemas, açúcar e amêndoas na receita. Os doces são uma tradição desde o sec XV, quando houve uma grande introdução de açúcar no país, vinda do Brasil.

TRAVESSEIRO DE SINTRA

Sintra é uma cidade perto de Lisboa, com um lindo castelo e ruelas agradáveis. Ali podemos provar o travesseiro de Sintra, uma massa folhada coberta de açúcar e recheada com ovos e amêndoas.

PASTEL DE BELEM

O doce mais conhecido de Portugal é o pastel inventado pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa que começaram a fabricá-los em 1837 para arrecadar dinheiro para sua sobrevivência. O local acabou virando ponto turístico de Lisboa.

SARDINHAS

Os frutos do mar são abundantes em Portugal, dada a posição do país frente ao Atlântico. As sardinhas tradicionais são feitas na grelha, geralmente servidas inteiras. O melhor lugar para prová-las é na cidade de Nazaré, à beira do Atlântico.

BACALHAU

O famoso bacalhau português é o peixe mais consumido no país, ganhando diferentes formas: Bacalhau a Brás, A Gomes de Sá, As Natas. Todas elas deliciosas. Os pratos com bacalhau podem ser provados em qualquer cidade, mas não deixe de experimentar comer um bacalhau na região ribeirinha do Porto.

QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA

O Serra da Estrela é o queijo mais antigo de Portugal, sua produção iniciou no sec XII. É feito com queijo de ovelha e seu nome está reconhecido como DOP (Denominação de Origem Protegida) na Europa.

ALHEIRA A MIRANDELA

A Alheira de Mirandela (que tem esse nome por conta de sua origem – a cidade de Mirandela) é um embutido feito com carne de aves (galinha, peru, pato), pão, alho, azeite e condimentos; e, por vezes, com a adição de outras carnes, como vitela e coelho.

Esse é o enchido (como os embutidos são chamados por lá) mais consumido e conhecido no país. Ela pode ser servida frita (essa foi a versão que comi!), assada no forno ou grelhada na brasa. É também utilizada como um ingrediente de cozidos ou feijoada.

LEITÃO A BAIRRADA

O Leitão a Bairrada, é um prato típico da cidade de Mealhada e foi consagrado como uma das 7 maravilhas da Gastronomia portuguesa. Na receita, o leitão é assado por cerca de 2 horas em forno a lenha e depois cortado em pedaços e servido com a pele crocante virada para cima.

CALDO VERDE

O caldo verde é uma sopa, que tem como ingrediente básico, batata, couve, chouriço, azeite, alho e cebola, tradicionalmente preparada em uma panela de ferro.

AMEIJOAS A BULHAO PATO

De origem da cidade do Porto, o prato Ameijoas à Bulhão Pato é um aperitivo preparado com ameijoas (marisco), azeite, coentro, sal, pimenta limão e alho. Encontra-se em marisqueiras e cervejarias. O nome é uma homenagem ao poeta português Raimundo Antonio de Bulhão Pato.

ARROZ DE PATO

A origem do Arroz de Pato é do seminário de Braga, ao norte de Portugal, conhecido também como Arroz de Braga. A receita é composta de arroz, pato e chouriço.

Uma delícia!

Gostou das dicas? Conheça o nosso roteiro Sabores de Portugal e venha experimentar estas delícias conosco em uma viagem maravilhosa!

ROTEIRO SABORES DE PORTUGAL

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *